Americano Robert Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV

A Igreja Católica anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa: o americano Robert Prevost, de 69 anos. O anúncio foi feito do balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro rodadas de votação no conclave. O novo pontífice escolheu o nome Leão XIV.

A tradicional declaração em latim — “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”) — foi feita pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti diante de uma Praça de São Pedro repleta de fiéis.

Nascido em Chicago, Prevost formou-se em matemática antes de seguir a vocação religiosa aos 22 anos. Poliglota, ingressou na Ordem dos Agostinianos e iniciou uma missão no Peru em 1985. Retornou ao país em 2014 e obteve a cidadania peruana no ano seguinte.

Considerado um “moderado construtor de pontes”, Leão XIV era apontado como um dos principais candidatos ao papado por sua postura pastoral, sua visão global e sua experiência no governo da Cúria Romana.

Após sua primeira aparição pública na sacada da Basílica, o novo papa concedeu a bênção urbi et orbi (“à cidade e ao mundo”), emocionando mais de 20 mil pessoas reunidas na praça, muitas das quais agitavam bandeiras e choravam com a escolha.

A eleição foi confirmada às 13h07 (horário de Brasília), quando a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que Prevost havia obtido mais de dois terços dos votos dos cardeais reunidos no conclave.

Assim como seu antecessor, o Papa Francisco — que em 2013 brincou dizendo que havia sido “chamado quase do fim do mundo” — Leão XIV inicia agora um novo capítulo para a Igreja Católica, com expectativas de diálogo, reforma e aproximação com os fiéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *