A Secretária de Saúde de Roteiro, Zayne Soriano, afirmou que no dia 23/05/24, a paciente procurou, através do WhatsApp pessoal de uma servidora, informações acerca de algumas solicitações de exames e consultas.

A servidora informou à paciente que estava protocolando as solicitações e que ela deveria aguardar as marcações. Destacou que, em nenhum momento, a senhora Rosana Maria de Santana Santos aparentou estar solicitando cirurgia, apenas exames e encaminhamento ao cirurgião geral para avaliação, conforme solicitado pela médica da unidade de saúde de sua área.
Informou ainda que, no dia 03/06/24, foi marcada a consulta com o especialista, e a paciente foi informada, mas não compareceu para pegar a marcação.

A declaração da secretária surge após um vídeo de Rosana Maria de Santana Santos pedindo ajuda para exames pré-operatórios nas redes sociais, alegando não estar recebendo a assistência desejada. Segundo ela, ao procurar a Secretaria de Saúde, foi informada de que não estavam sendo marcados os exames naquele momento.
Zayne explicou que a paciente não protocolou as solicitações dos exames, apenas da consulta com o especialista, a qual foi atendida.
Ela esclareceu o processo de marcação de exames e consultas especializadas na Secretaria de Saúde: após a consulta com o clínico geral da unidade básica de saúde, o usuário deve levar a solicitação à secretaria junto com a documentação necessária.
Em seguida, é feito um protocolo, e o usuário aguarda o contato da secretaria para a definição de local, data e horário do procedimento.
As demandas são encaminhadas ao setor de regulação no fim do expediente, onde são efetivamente marcadas seguindo critérios como cotas de atendimento e prioridades.
Zayne enfatizou que a urgência dos exames não é determinada pelo paciente ou por profissionais da secretaria, mas sim pelo médico que acompanha o estado clínico do paciente.