Hoje, ocorreu o segundo fórum do Selo Unicef no município de Roteiro.
O evento foi organizado por Gitelma Batista, articuladora do selo Unicef, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Francisco Sebastião Soares Palmeira e teve a participação de autoridades, entre elas, os vereadores Val e Ednelson.
Fizeram parte da mesa a secretária de saúde, Zayne Soreano, secretário de esporte, Jackson dos Santos, conselheiro tutelar, Gedval, presidente do CMDCA, Adelaine Costa, coordenadora geral da educação infantil, Eliane Santos, coordenadora do programa Criança Feliz, Denya Barbosa, mobilizadora do Nuca, Debóra Vitória, vice-prefeito, Rômulo Sardinha, e sua esposa, Aline Silva.
Roteiro está a três etapas para a validação que será em setembro.
O que é o Selo Unicef
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:
- fazem a adesão à iniciativa;
- participam de capacitações;
- recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros;
- desenvolvem um plano de ação;
- mobilizam a comunidade local para participar das decisões;
- acompanham a evolução de indicadores sociais;
- são monitorados;
- e, finalmente, são avaliados.
Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.
Referência
Selo Unicef. Sobe. selounicef.org.br. Disponível em: https://www.selounicef.org.br/sobre#quantocustaparticipar. Acesso em: 27 de jun. 2024.