Igreja Católica elege novo papa; fumaça branca e sinos anunciam decisão no Vaticano

A Igreja Católica tem um novo papa. A escolha foi confirmada nesta quinta-feira (8), quando a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco.

A eleição ocorreu no segundo dia de votação secreta. Pela manhã, os cardeais ainda não haviam chegado a um acordo, sendo necessário ao menos mais uma rodada no período da tarde para definir o novo líder da Igreja.

Ainda não foi revelado qual cardeal foi escolhido nem o nome papal que adotará. A confirmação oficial será feita em breve pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, que aparecerá na varanda central da Basílica de São Pedro para anunciar aos fiéis a famosa frase: “Habemus Papam”.

Logo após o anúncio, o novo pontífice deverá fazer sua primeira aparição pública e conduzir uma oração para a multidão reunida na Praça de São Pedro, que explodiu em aplausos assim que viu a fumaça branca. Os sinos da Basílica também tocaram para celebrar a eleição.

Nos próximos dias, está prevista a celebração da primeira missa do novo papa, o que geralmente ocorre entre quatro e cinco dias após o anúncio oficial.

Com essa escolha, a Igreja repete um padrão recente: este é o terceiro papa consecutivo eleito no segundo dia de conclave. Em 2005, Bento XVI foi eleito após quatro rodadas de votação, e em 2013, Francisco foi escolhido após cinco rodadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *